Éden – Capítulo 12

Sentiram falta dessa aqui? Não, né? Não tem ninguém lendo. Mas vou postando mesmo assim.

______________________

Éden2

CAPÍTULO 12

Foi assim que o Dony descobriu o que fazer para voltar:
Nós locamos esse filme chamado Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças um dia porque não tínhamos nada para fazer. Costumamos encontrar as coisas que mais fazem diferença em nossas vidas quando não estamos procurando por elas.
Nele, um cara resolve apagar todas as memórias que ele tinha da ex-namorada, porque ela tinha feito o mesmo sobre ele e era doloroso de mais viver dessa forma – num mundo em que ele seria um completo estranho para alguém que conhecia tão bem.
Enquanto as lembranças são apagadas, ele vai percebendo o quanto ainda ama a garota e o quanto ele não quer esquecê-la; durante a sessão, ele luta contra o esquecimento de todas as formas possíveis até perceber que é inevitável, que quando ele acordar pela manhã, poderá trombar com sua garota na rua e nenhum dos dois vai saber quem o outro é.
(Eu guardo com carinho uma cena em especial. Aquela em que eles estão debaixo do cobertor e ela pergunta se ele a acha bonita. Ele implora “Por favor, me deixe manter só essa. Só essa lembrança.”, mas não muito depois, ela se vai.)
O ponto importante desse filme é que eles se encontram novamente – depois que ambos esqueram um ao outro – e, de alguma forma, eles se conectam mais uma vez. Porque a memória se foi, mas o sentimento ficou. E por mais que eles fossem quebrados, eles se amavam e máquina nenhuma pode tirar isso de você.

Feliz é a inocente vestal;
Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecido.
Brilho eterno de uma mente sem lembranças;
Toda prece é ouvida, toda graça se alcança.
Alexander Pope

“Brilhante.” Dony sussurrara aquele dia.
Porque é claro! Eles podem apagar a visão que você tinha de si e tentar fazer de você alguém diferente do que costumava ser. Mas eles não realmente podem apagar quem você é. Você passou tempo de mais sendo você mesmo! Dezoito longos anos se conhecendo melhor do que ninguém! E, por mais que uma única cirurgia fosse capaz de embaralhar sua cabeça, em algum lugar você permanece intacto.
O ponto a favor em relação aos personagens do filme é que nós não temos a nossa memória apagada. Dony percebeu que poderíamos usar isso em nosso favor, nos apegar a tudo que sabemos e somos e amamos e queremos com todas as nossas forças, todo nosso desejo, todo nosso ser.
Por favor, me deixe manter só essa lembrança – sobre mim e meu verdadeiro eu – por favor.
E assim, exatamente como nosso protagonista, o que se foi não voltaria, mas o buraco seria preenchido pela mesma coisa.

Voltei para casa uma noite com um curativo super high-tech no supercílio porque tinha sido dia de luta no Beat; Anna estava mais dormindo que acordada, mas conseguiu falar algumas coisas.
“Você devia ter ficado para o jantar hoje, Micha. Dony veio aqui, perguntou por você…” Ela bocejou por um longo minuto, se virando para a parede. “E chegou um envelope para você… em cima da cama…”
Até eu me virar para minha cama, Anna já estava dormindo novamente. De fato, havia um envelope ali, com apenas meu nome nele, escrito com letras coladas, recortadas de algum tipo de papel grosso que descobri depois serem capas de livros (!). Dentro do envelope havia uma folha branca. No centro dessa folha, alguém havia rabiscado em laranja um espaço suficiente para colar outras palavras (que poderiam ter sido recortadas de mais livros, ou mesmo jornais e revistas). O que li, me fez sorrir um pouquinho, ter um pouco de esperança.
Porque talvez ele estivesse certo o tempo todo.

É como se para ficar melhor eu tivesse que ficar pior.

Advertisements

One response to “Éden – Capítulo 12

  1. Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças. Obrigada por me fazer lembra do sofrimento E MDS the pain the feels necessito assistir esse filme pela 307532965394 vez.
    HOW DARE YOU CORTAR CAPAS DE LIVROS MDS APENAS NÃO isso não se faz
    E mds is he coming back? omg

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s