Éden – Capítulo 13

CAPÍTULO 13

Laranja Mecânica, por Anthony Burgess, parte três, capítulo seis, página 201 da minha versão. Alex, nosso humilde narrador, está conversando com seus pais sobre voltar para casa. Alex sabe que está de volta.

Existem testes de aptidão durante nossa vida toda. Eles nos observam por todos os lados, mesmo que finjam que não – da mesma forma que fingimos que não estamos vendo. Eles provavelmente iriam me transformar em uma intelectual da literatura, já que meu par era o Sr. Medalhista Olímpico (com apenas quinze anos, deve-se acrescentar) Oliver Martin. Se eu tivesse sido pareada com qualquer um menos importante que isso, com certeza viraria uma professora de colegial.
Eles sabem que eu amo ler, apesar de eu sempre dizer que, na verdade, meu livro preferido é O Chamado Selvagem, de Jack London (para ser sincera, acho a narração no ponto de vista do cachorro uma das coisas mais fantásticas que já li, mas nada bate minha coleção Burgess). Tenho sido colocada nas classes avançadas de literatura desde os quatorze anos e obrigada a argumentar as nuances da literatura, blablabla. O livro desse mês é On the Road.
Acho que prefiro morrer.
Eu leio pela diversão e Kerouac é o tipo de autor que exige de mais do leitor. E não é o mesmo tipo de exigência de Tolkien; OTR é cansativo e Dean Moriarty é um chato. Não tem nada fantástico para distrair, como Crônicas de Gelo e Fogo, nem é desafiadoramente inteligente como O Mochileiro das Galáxias. Em resumo, não tem muito a acrescentar em minha vida.
Estou reclamando da literatura porque, no fim das contas, até a medicina é mais interessante. Quero dizer, duvido que eu ficaria por aí abrindo a cabeça das pessoas, mas eu super toparia anos e anos trabalhando com pesquisa. Ouvi dizer que, quando você passa para a segunda metade do curso de med, você sofre outra intervenção que faz sua cabeça funcionar melhor com todo o aprendizado.
Queria uma intervenção pra voltar no tempo e bater um papo com Scott Westerfeld. Hey, cara! Você quase acertou tudo em Feios, uau!
A questão é: não quero trabalhar com literatura ou medicina. Minha maneira de abrir a cabeça ou a mente das pessoas é na porrada. Quero ser do exército. Não tem um exército nessa cidade? Nesse estado? Nesse país? Não? Nenhum país?
Acho que quero ser política.

Dony e Grace estavam vendo um apartamento antes que passassem pela intervenção, decorando aos poucos, deixando do jeitinho deles. Ele havia deixado Easter Eggs para ela por toda casa, para trazê-la de volta. Um mês e meio depois da intervenção de Dony, nós poderíamos dizer que Gray era a mesma de sempre, graças a ele – e ser a mesma só a fazia buscar o verdadeiro Dony com mais ânsia.
Às vezes, Gray e eu nos sentávamos no que é para ser o quarto deles, mas não tem nenhum móvel ainda, só para planejar o que faríamos aquela semana no Beat. Mac tinha desenhado um logo que estava sendo colado em muitos pontos da cidade: um punho com as letras b, e, a, t em cada um dos dedos.
Eles sabem quem somos. Por mais que finjam que não fazemos muita diferença, sei que nos aguardam.
Um dia, cheguei ao ap deles e Grace estava esperando na sala, meio rindo, meio chorando. Sem conseguir explicar direito, ela apenas me guiou até o quarto que sempre íamos. As paredes não estavam brancas como costumavam ser, mas sim em um colorido psicodélico Mylo Xyloto. Em uma das paredes, a seguinte frase em inglês:

Nós enlouqueceremos, nós brilharemos no escuro.

“É ele.” Grace falou, mesmo sem precisar. A carta já tinha sido pista suficiente para mim. “Ele está de volta.”

One response to “Éden – Capítulo 13

  1. AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE ELE TÁ DE VOLTA MDS O DONY BBZO TÁ DE VOLTA UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUL
    Agora a porra fica séria.
    E O DONY BBZO VOLTOU AMÉM IRMÃOS
    e eu gostaria de dizer que >> não << gosto de Coldplay, mas reconheci a música sem precisar jogar no Google, mds não
    E O DONY VOLTOU UHUL

Leave a Reply

